Paróquias de Barcelos e Vila Frescainha

BOLETIM DAS PARÓQUIAS DE SANTA MARIA MAIOR DE BARCELOS, SÃO MARTINHO e SÃO PEDRO VILA FRESCAINHA

Guião celebração de baptismo

INTRODUÇÃO


N.B.: os batismos devem ser marcados com a devida antecedência e os documentos (Ficha de pedido de Batismo e Cédula) devem ser levantados na Paróquia (Sacristia ou Cartório), de modo a que sejam entregues com um mês de antecedência.

O Que é o Batismo?
O Batismo é um sacramento, o primeiro sacramento.
Pelo Batismo, abrem-se-nos as portas da vida cristã e passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo. 
O Batismo torna-nos filhos de Deus.
Pelo Batismo, nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai.
O Batismo une-nos a Jesus, faz de nós seus irmãos.
O Batismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens. 
O batismo insere-nos na Igreja, torna-nos membros da comunidade cristã.

Os Pais
“Nascidas com uma natureza humana manchada pelo pecado original, as crianças têm necessidade do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertas do pecado e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. … A Igreja e os pais privariam a criança da graça inestimável de se tomar filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo …”. (Catecismo da Igreja Católica, Nº 1250).

Como afirmou Bento XVI: “Aos pais cristãos cabe a responsabilidade de pedir o Batismo para os seus filhos, isto é, o Sacramento que marca o ingresso na vida divina, na comunidade da Sua Igreja … Para os pais, esta é a primeira escolha educativa como testemunhas da fé em relação aos filhos: a escolha é fundamental!...
Educar é algo muito exigente, às vezes árduo para as nossas capacidades humanas, sempre limitadas. Mas educar torna-se uma missão maravilhosa, se for levada a cabo em colaboração com Deus, que é o primeiro e autêntico educador de cada homem” (Bento XVI, Homilia na Celebração do Batismo do Senhor, 8 de Janeiro de 2012).

Os Padrinhos
Os Padrinhos assumem a responsabilidade de ajudar os pais a cumprir a sua missão de educadores na fé, “acreditando fortemente na presença e na obra do Espírito Santo … Com efeito, é Ele que ilumina a mente, aquecendo o coração do educador a fim de que saiba transmitir o conhecimento e o amor de Jesus”. (Bento XVI, Homilia na Celebração do Batismo do Senhor, 8 de Janeiro de 2012).

Critérios a ter em conta na escolha dos padrinhos
Os pais devem levar muito a sério a escolha de bons padrinhos para os seus filhos. Nesta escolha, os pais não se devem guiar apenas por razões de parentesco, amizade ou prestígio pessoal. A escolha dos padrinhos deve ter em conta o desejo sincero de garantir aos filhos que os padrinhos possam ser capazes de influir, mais tarde, de modo eficaz, na educação cristã do/da afilhado/a.

O número dos padrinhos
Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.

Requisitos para ser padrinho/madrinha
Ser escolhido pelo batizando ou pelos pais ou por quem as vezes destes fizer.
Ter completado os dezasseis anos de idade.
Ter capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar.
Ser católico praticante e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Primeira Comunhão e Crisma.
Se for casado, que o casamento tenha sido realizado na Igreja. Os padrinhos não podem estar em situação ilegal, perante a Igreja, no que diz respeito a situações maritais (por exemplo, união de facto).

Questões práticas a ter em conta antes do Batismo
A veste batismal
Independentemente da forma como os pais desejarem vestir os seus filhos no dia do Batismo, devem trazer para a celebração uma veste branca (por exemplo, um casaco, uma toalha).
A veste batismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo batismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve vestir, no momento próprio.

A vela do Batismo
Os pais devem adquirir, atempadamente, a vela do batismo, que, durante a celebração, vai ser acesa no Círio Pascal.

A concha
Não é necessário adquirir, atendendo a que há na paróquia. Caso os pais / padrinhos pretendam, podem apresentar a sua concha. 

Os fotógrafos
Os pais podem escolher o fotógrafo que desejarem. Contudo, os fotógrafos devem fazer o seu trabalho de forma discreta.

Flores
Sempre que os pais desejarem ornamentar a Igreja com flores, devem contactar, com, pelo menos, duas semanas de antecedência, a zeladora da Igreja.


RITUAL DE BATISMO

ACOLHIMENTO DA CRIANÇA

Celebrante.   Que nome dais à vossa filha / vosso filho?
Pais: Nome

Celebrante Que pedis à Igreja de Deus, para a/o Nome?
Pais: O Baptismo!

Celebrante Caríssimos pais: pedistes o Baptismo para a vossa filha / o vosso filho. Deveis educá-la/0 na fé, para que, observando os mandamentos, amem a Deus e ao próximo como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis?
Pais: Sim, estamos.

Celebrante E vós, padrinhos, estais decididos a ajudar os pais desta criança nesta sua missão?
Padrinhos: Sim, estamos.

Celebrante Nome: é com muita alegria que a comunidade cristã te recebe. Em seu nome eu te assinalo com o sinal da Cruz e depois de mim os teus pais e padrinhos vão também assinalar-te com o mesmo sinal de Cristo salvador.

LITURGIA DA PALAVRA

- 1ª Leitura 
- Salmo
- Evangelho

N.B.: Escolher os texto no site do Secretariado Nacional de Liturgia, ritual de baptismo. Sendo a celebração realizada na eucaristia dominical, a liturgia é a do domingo.

ORAÇÃO DOS FIEIS

Celebrante Irmãos caríssimos: Invoquemos a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo para esta criança, que vai receber a graça do Baptismo, e também para seus pais e padrinhos e para todos os baptizados. 

Leitor: Pelo mistério da vossa morte e ressurreição, fazei renascer esta criança nas águas do Baptismo e agregai-a à santa Igreja. 
Todos: Ouvi-nos, Senhor.

Leitor: Pelo Baptismo e Confirmação, fazei dela discípulo fiel e testemunha do vosso Evangelho. Todos: Ouvi-nos, Senhor. 

Leitor: Pela santidade de vida, levai-a às alegrias eternas. 
Todos: Ouvi-nos, Senhor.

Leitor: fazei dos seus pais e padrinhos, exemplo claro de fé para esta criança. 
Todos: Ouvi-nos, Senhor. 

Leitor: guardai para sempre no vosso amor a família desta criança. 
Todos: Ouvi-nos, Senhor. 

Leitor: Renovai em todos nós a graça do Baptismo. 
Todos: Ouvi-nos, Senhor.

INVOCAÇÃO DOS SANTOS
Celebrante: Santa Maria, Mãe de Deus, 
Todos: Rogai por nós. 

Celebrante: São João Baptista, 
Todos: Rogai por nós. 

Celebrante: São José, 
Todos: Rogai por nós. 

Celebrante: São Pedro e São Paulo, 
Todos: Rogai por nós.

Celebrante: S. Martinho, 
Todos: Rogai por nós.

Celebrante: Santa Nome, 
Todos: Rogai por nós.

Celebrante: Todos os Santos e Santas de Deus, 
Todos: Rogai por nós.

ORAÇÃO DE EXORCISMO E UNÇÃO PRÉ-BAPTISMAL

Celebrante: Deus todo-poderoso e eterno, que enviastes ao mundo o vosso filho para expulsar de nós o poder de Satanás, espírito do mal, e transferir o homem, arrebatado às trevas, para o reino admirável da vossa luz, humildemente vos pedimos que esta criança, libertada da mancha original, se torne morada do Espírito Santo e templo da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
Todos: Ámen.


Celebrante O poder de Cristo Salvador te fortaleça. Em sinal desse poder te fazemos esta unção, em nome do mesmo Cristo nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos. 
Todos: Ámen.

RENUNCIAÇÃO E PROFISSÃO DE FÉ

Celebrante Caríssimos pais e padrinhos: No sacramento do Baptismo, a criança por vós apresentada vai receber do amor de Deus uma vida nova, pela água e pelo Espírito Santo. Procurai educá-la de tal modo na fé, que essa vida divina seja defendida do pecado que nos cerca e nela cresça de dia para dia. Se, guiados pela fé, estais preparados para assumir esta missão, recordai o vosso Baptismo, renunciai agora, de novo, ao pecado e professai a vossa fé em Jesus Cristo, que é a fé da Igreja, na qual as crianças são baptizadas.

Celebrante Renunciais ao pecado para viverdes na liberdade dos filhos de Deus?
Todos: Sim, renuncio.

Celebrante Renunciais às seduções do mal, para que o pecado não vos escravize?
Todos: Sim, renuncio.

Celebrante Renunciais a Satanás, que é autor do mal e pai da mentira?
Todos: Sim, renuncio.

Celebrante Credes em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra?
Todos: Sim, creio.


Celebrante Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está à direita do Pai?
Todos: Sim, creio.



Celebrante Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna?
Todos: Sim, creio.



Celebrante Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos perdoou todos os pecados, nos guarde com a sua graça, em Jesus Cristo, Nosso Senhor, para a vida eterna!

BAPTISMO NO BAPTISTÉRIO

Celebrante Quereis que a/o Nome, receba o Baptismo na fé da Igreja que, todos convosco, acabámos de professar?
Pais e padrinhos: Sim, queremos!

Celebrante Nome, eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

Cântico batismal

UNÇÃO DEPOIS DO BAPTISMO


Celebrante Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que te libertou do pecado e te deu uma vida nova pela água e pelo Espírito Santo, unge-te com o crisma da salvação, para que, reunida ao seu Povo, permaneças eternamente, membro de Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei!
Pais e Padrinhos: Ámen.

IMPOSIÇÃO DA VESTE BRANCA

Celebrante Nome: agora és nova criatura e estás revestida/o de Cristo. Esta veste branca seja para ti símbolo da dignidade cristã. Ajudada pela Palavra e pelo exemplo da tua família, conserva-a imaculada até à vida eterna.
Pais e Padrinhos: Ámen!

ENTREGA DA VELA ACESA

Celebrante   Recebei a luz de Cristo.

Cântico da luz (quando há)

Celebrante A vós, pais e padrinhos, se confia o encargo de velar por esta luz, para que a/o Nome, iluminada/o por Cristo, viva sempre como filha/o da luz, persevere na fé e, quando o Senhor vier, possa ir ao seu encontro com todos os Santos, no reino dos céus.

“EFFETHA”

Celebrante O Senhor Jesus, que fez ouvir os surdos e falar os mudos, te dê a graça de, em breve, poderdes ouvir a sua Palavra e professar a fé, para louvor e glória de Deus Pai.
Pais e Padrinhos: Ámen!

ORAÇÃO DOMINICAL

Pres: Irmãos caríssimos: Renascido pelo Baptismo, a/o Nome é chamada/o e é de verdade, filha/o de Deus. Pela Confirmação, há-de receber um dia a plenitude do Espírito Santo; aproximando-se do altar do Senhor, participará da mesa do sacrifício de Cristo; membro da Igreja, há-de chamar a Deus seu Pai. Em nome dela, no espírito de filhos adoptivos que todos recebemos, ousamos agora rezar como o Senhor nos ensinou.

Todos: Pai-nosso…  

BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Pres: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Pres: Deus todo-poderoso, que, por meio do seu filho unigénito, nascido da virgem Santa Maria, alegra as famílias cristãs com a esperança da vida eterna, Se digne abençoar esta mãe, agradecida pelo dom da sua filha/do seu filho, para que persevere com ela/ele em acção de graças para sempre, em Jesus Cristo, Nosso Senhor. 
Todos: Ámen. 

Pres: Deus todo-poderoso, que dá a vida no tempo e na eternidade, abençoe o pai desta criança, para que, juntamente com a esposa, pela palavra e pelo exemplo, seja para a sua filha/o seu filho a primeira testemunha da fé, em Jesus Cristo, Nosso Senhor. 
Todos: Ámen.

Pres: Deus todo-poderoso, que, pela água e pelo Espírito Santo, nos fez renascer para a vida eterna, abençoe com infinita bondade estes seus fiéis, para que sejam, sempre e em toda a parte, membros vivos do seu povo e gozem da sua paz, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Ámen.

Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho  +  e Espírito Santo. 
Todos: Ámen.

Pres: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. 
Todos: graças a Deus.